A cidade anuiu ao repto deixado pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, e visitou em força o Mercado do Bolhão. Até ontem, 29 de setembro, 319 055 pessoas visitaram o mercado de frescos de referência do Porto.
Eram 8 horas do dia 15 de setembro quando as portas do mercado abriram e o sino deu o toque inaugural há muito esperado: lágrimas de alegria, entusiasmo e emoção pautaram o dia da reabertura tão aguardado pelos comerciantes e portuenses. Afinal, são mais de cem anos de memórias, quatro anos e quatro meses de obras e uma nova vida pela frente.
Os dias que seguiram a abertura das portas superaram as melhores expectativas e o mercado encheu-se de gente impelida a saudar os rostos conhecidos, a conhecer as novas caras e a voltar a comprar no Bolhão de sempre. Os números falam por si: com uma média de praticamente 25000 visitas por dia, os corredores do edifício retomaram o rebuliço tão característico. Para melhor percecionar o significado destes dados, basta recordar que o Bolhão “antigo”, antes da obra de restauro, registou a meta de 5000 entradas (até às 13:00), no seu melhor dia. Já o Mercado Temporário havia registado o número de 13000 visitas no seu dia mais concorrido.
O Mercado do Bolhão voltou e é para sempre.