Numa reportagem realizada pela Euronews, a renovação do Mercado do Bolhão é classificada como um "verdadeiro caso de sucesso", uma vez que "cumpriu o objetivo: a estrutura é funcional e moderna, mas respeita a arquitetura original". Em entrevista à rede francesa, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, destacou a importância deste ponto de interesse, localizado no coração da cidade.
"Se imaginarmos o Porto como uma árvore, diria que o Mercado do Bolhão é uma das raízes principais. Situado no centro da cidade, carateriza-se pela sua monumentalidade e pela monumentalidade das pessoas que lá trabalham", constatou o autarca portuense, que recordou os tempos em que visitava o local com a avó.
Como refere o artigo da Euronews, "foi o presidente da Câmara que exigiu a renovação do mercado nestes termos: ou seja, foi Rui Moreira que procurou preservar o monumento de estilo art nouveau, abrindo-o a modificações que o tornassem mais funcional para quem lá trabalha".
Também a administradora da empresa municipal GO Porto, Francisca Carneiro Fernandes, recordou que "a renovação do Bolhão foi um processo apoiado pela cidade", o que faz com que hoje seja motivo de orgulho entre a comunidade que dele usufrui.
"A relação entre cliente e vendedor é muito mais direta, muito mais próxima. O valor social e cultural do mercado é extremamente importante", notou a responsável pela empresa que gere o mercado.
Ao mergulhar nas rotinas do mercado de frescos, a equipa da Euronews constatou a satisfação dos vendedores e clientes com uma renovação que veio facilitar a logística do dia a dia, tendo tido ainda oportunidade de conversar com o arquiteto responsável pela obra, Nuno Valentim.
"O mercado é a minha vida, trabalho aqui há 54 anos", salientou Maria Teixeira, uma das floristas do mercado. Também Sara Araújo, que herdou da mãe a banca de peixe que hoje é sua, vê o trabalho no mercado como uma missão. "Depois da renovação, aqueles que já não vinham, voltaram, e de todos os lados, da Boavista, da Maia, do Porto. Toda a gente voltou", frisou a peixeira.
De acordo com a reportagem da rede francesa, "foram feitos muitos sacrifícios, mas valeu a pena, pois o mercado continua a ser um pilar da economia da cidade e o berço da identidade cultural do Porto", sendo também um local onde "os clientes sabem que vão encontrar produtos regionais frescos de vendedores simpáticos e alegres".