Os Legumes da Tininha
B128, B143

Os Legumes da Tininha

Bancas: 128-143

Celestina Moreira, carinhosamente conhecida por "Tininha", é a terceira geração da sua família no Mercado do Bolhão. A sua avó materna, Conceição Martins, veio muito nova trabalhar para uma banca de legumes do mercado, situada na entrada da Rua Fernandes Tomás. Mais tarde, a banca ficou em seu nome e as suas duas filhas ajudavam-na no negócio. Com a saída da avó de Tininha do mercado, a banca ficou a cargo da sua tia Maria Olívia Martins e da sua mãe, Antónia Martins Pereira. Algumas décadas depois, a tia de Tininha adoeceu e foi a sua mãe que ficou sozinha a tomar conta da banca.

Há 20 anos, quis o destino que a mãe da D. Tininha necessitasse de uma intervenção cirurgica e que chamasse, assim, a filha para a vir substituir na sua banca. Tininha tinha 42 anos, encontrava-se desempregada e, por essa razão, aceitou o pedido da mãe. A experiência correu tão bem, que por cá ficou, até hoje. Desse tempo, a D. Tininha recorda os dias frios, as dificuldades iniciais que teve em aprender a pesar os vegetais com a balança antiga, mas também o quão gratificante era poder conversar com as pessoas, ouvir os seus desabafos e trocar sorrisos. 

Em 2012, com 80 anos, a mãe da D. Tininha foi para casa. Desde então, que a comerciante, herdeira do negócio da família, cuida da banca e dos pedidos dos clientes com afeto e amor pelo ofício.