Marcos Ferreira 5ª Geração Teresa das Azeitonas
B77, B78, B92, B93

Marcos Ferreira 5ª Geração Teresa das Azeitonas

Bancas: 77-78-92-93

Teresa tinha apenas 5 dias de vida quando conheceu o Mercado do Bolhão. A mãe de Teresa trabalhava com a sua mãe, avó de Teresa, no negócio das azeitonas e dos tremoços, herdado da bisavó. A bisavó de Teresa tinha vindo trabalhar para o mercado, ainda este era uma praça aberta. 

Quando Teresa tinha 8 anos, a sua mãe abriu uma banca por conta própria. A avó permaneceu, assim, a vender azeitonas no piso de cima do mercado, enquanto a mãe e Teresa tinham a banca no piso térreo. Teresa lembra-se de já nesse tempo estar à frente do balcão e de, uns anos mais tarde, com 12 anos, ter ficado sozinha a tomar conta da banca da avó, quando ela foi para França passar umas férias. A avó de Teresa esteve 78 anos no Mercado do Bolhão. Tinha 86 anos quando faleceu, quinze dias depois de ter estado no mercado pela última vez.  

Teresa conta-nos que foi no mercado que esteve toda a sua vida, que aprendeu tudo o que sabe e que conheceu, até, o seu marido, José, com quem partilha um casamento de 43 anos. José trabalhava numa padaria na Rua de Santa Catarina e vinha com frequência ao Bolhão entregar pão às padeiras que por cá trabalhavam. Teresa tinha 14 anos quando o conheceu e estão juntos até hoje. 

Quanto à banca de Teresa, que hoje comercializa também frutos secos, para além dos tremoços e das azeitonas, esta será herdada pela 5ª geração da família, Marcos Ferreira, o seu único filho.