Meio ano depois da sua reabertura, o Bolhão inaugura o primeiro de 10 restaurantes que se preparam para instalar no espaço, o “Nelson dos Leitões”.
O Mercado do Bolhão permanece como um dos pontos mais emblemáticos da cidade do Porto, pela sua forte ligação à tradição, ao saber ancestral dos seus comerciantes e pelo valor patrimonial e arquitetónico do próprio edifício.
O mercado, atualmente, conta com 79 bancas, entre as quais, as tradicionais bancas de produtos frescos e secções especializadas, como peixarias, talhos, hortícolas e floristas, mas também, novas categorias de produtos, como algas e cogumelos, chá e café ou massas e temperos.
Já se encontram em funcionamento 15 lojas, com focos de comércio diferentes, como a restauração, a saúde ou a moda. Destes, 11 já se encontram em remodelação, 10 em fase de projeto de elaboração/licenciamento e apenas 2 espaços carecem de atribuição.
O Mercado do Bolhão pretende, ainda, afirmar-se como uma referência enquanto quarteirão de alimentação em pleno centro da cidade. 10 restaurantes vão ter morada no Piso 3 do mercado e o primeiro deles será inaugurado já hoje. O “Nelson dos Leitões”, um dos restaurantes históricos do Mercado, passa a abrir portas às terças e quartas-feiras, das 10h às 20h, e às sextas-feiras e sábados, das 10h às 24h.
A área de restauração vai contar com outros restaurantes tradicionais, já presentes no antigo Bolhão, como o “Café D. Gina” e o “O Pintainho 36”. A estes, somam-se novos espaços: o “Real Bolhão”, o “Herdade 1980”, o “Madureira’s”, o “Peixe no Mercado – No Meat”, o “Culto ao Bacalhau” e o “Títulos & Raízes”, além de um restaurante vegetariano do grupo Praia da Luz – Empreendimentos Hoteleiros Lda.
A diversidade de bancas e produtos frescos, mas também a aposta numa agenda preenchida de eventos, tem contribuído para incrementar a atratividade e a afluência do Mercado do Bolhão.
Desde a sua reabertura, o Mercado do Bolhão recebeu já várias distinções e nomeações de vários Prémios. Atualmente, encontra-se nomeado ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023, da Vida Imobiliária; ao Prémio Nacional do Imobiliário 2023, da Magazine Imobiliário; dos Prémios SIL do Imobiliário 2023; Prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo 2023, em Barcelona. Foi também galardoado com as distinções de Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços pelos Prémios Construir 2022.
Até ao momento, o Mercado do Bolhão recebeu 54 eventos, entre os quais se destacam, no eixo da alimentação, o “Melting Gastronomy Summit”, o “Chef à moda do Bolhão” e o “Festival da Cultura das Fermentações”. Somam-se outros, em âmbitos distintos, como o “Portugal Fashion”, o “TEDxPorto” e o “Pop-up Embassy”. Até ao final de 2023, encontram-se já previstos mais de 100 eventos organizados pelo próprio Mercado e mais de 300 eventos de organização externa (cedência/aluguer de espaço).
Prevê-se ainda o aumento da promoção de eventos em estreita sinergia com os vários pelouros do Município, procurando enriquecer a oferta de ações aos munícipes e abranger todos os tipos de públicos, desde crianças e jovens adultos às famílias e aos mais seniores.
Ainda no mês de abril reforça-se a aposta numa programação regular de eventos de gastronomia, arte, animação e educação de públicos.
Recentes
Este Natal, o Mercado do Bolhão volta a ser o coração pulsante do Porto. Regressa renovado, fiel às tradições que atravessam gerações, aos sabores que marcam a cidade e aos encontros que transformam o quotidiano em memória. Aqui, onde ainda se escolhe o bacalhau com tempo, onde o bolo-Rei sabe ao Natal de sempre e […]
O Mercado do Bolhão foi distinguido como vencedor da 7.ª edição do Prémio Nacional do Turismo 2025, na categoria Turismo Autêntico, um reconhecimento atribuído, ontem à noite, pelo Expresso e pelo BPI, em parceria com o Turismo de Portugal. Entre 141 candidaturas, o Bolhão destacou-se pela forma como preserva tradições, património e identidade cultural, afirmando-se […]
O Mercado do Bolhão volta a acolher, no dia 4 de dezembro, pelas 20 horas, a segunda edição do jantar temático “À Bolhão Prato”, uma iniciativa que coloca no centro da mesa aquilo que distingue este espaço histórico: os seus produtos, os seus comerciantes e a autenticidade que todos os dias lhe dá vida. Depois […]
Artigos relacionados
O Mercado do Bolhão foi distinguido como vencedor da 7.ª edição do Prémio Nacional do Turismo 2025, na categoria Turismo Autêntico, um reconhecimento atribuído, ontem à noite, pelo Expresso e pelo BPI, em parceria com o Turismo de Portugal. Entre 141 candidaturas, o Bolhão destacou-se pela forma como preserva tradições, património e identidade cultural, afirmando-se […]
O Mercado do Bolhão acaba de ser selecionado como um dos cinco finalistas da 7ª edição do Prémio Nacional do Turismo 2025, na categoria Turismo Autêntico, uma iniciativa que reconhece projetos que valorizam a experiência turística respeitando as tradições e dando a conhecer a história, a cultura e o património, contribuindo para preservar a autenticidade do país. […]
O terceiro aniversário da reabertura do Bolhão levou milhares de pessoas ao histórico mercado da cidade ao longo do fim de semana. A programação de dois dias motivou a visita de 24.966 pessoas na sexta-feira, já no sábado o espaço recebeu 35.989 visitantes. O momento alto da festa decorreu ao som da banda “Deixem o […]









