Meio ano depois da sua reabertura, o Bolhão inaugura o primeiro de 10 restaurantes que se preparam para instalar no espaço, o “Nelson dos Leitões”.
O Mercado do Bolhão permanece como um dos pontos mais emblemáticos da cidade do Porto, pela sua forte ligação à tradição, ao saber ancestral dos seus comerciantes e pelo valor patrimonial e arquitetónico do próprio edifício.
O mercado, atualmente, conta com 79 bancas, entre as quais, as tradicionais bancas de produtos frescos e secções especializadas, como peixarias, talhos, hortícolas e floristas, mas também, novas categorias de produtos, como algas e cogumelos, chá e café ou massas e temperos.
Já se encontram em funcionamento 15 lojas, com focos de comércio diferentes, como a restauração, a saúde ou a moda. Destes, 11 já se encontram em remodelação, 10 em fase de projeto de elaboração/licenciamento e apenas 2 espaços carecem de atribuição.
O Mercado do Bolhão pretende, ainda, afirmar-se como uma referência enquanto quarteirão de alimentação em pleno centro da cidade. 10 restaurantes vão ter morada no Piso 3 do mercado e o primeiro deles será inaugurado já hoje. O “Nelson dos Leitões”, um dos restaurantes históricos do Mercado, passa a abrir portas às terças e quartas-feiras, das 10h às 20h, e às sextas-feiras e sábados, das 10h às 24h.
A área de restauração vai contar com outros restaurantes tradicionais, já presentes no antigo Bolhão, como o “Café D. Gina” e o “O Pintainho 36”. A estes, somam-se novos espaços: o “Real Bolhão”, o “Herdade 1980”, o “Madureira’s”, o “Peixe no Mercado – No Meat”, o “Culto ao Bacalhau” e o “Títulos & Raízes”, além de um restaurante vegetariano do grupo Praia da Luz – Empreendimentos Hoteleiros Lda.
A diversidade de bancas e produtos frescos, mas também a aposta numa agenda preenchida de eventos, tem contribuído para incrementar a atratividade e a afluência do Mercado do Bolhão.
Desde a sua reabertura, o Mercado do Bolhão recebeu já várias distinções e nomeações de vários Prémios. Atualmente, encontra-se nomeado ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023, da Vida Imobiliária; ao Prémio Nacional do Imobiliário 2023, da Magazine Imobiliário; dos Prémios SIL do Imobiliário 2023; Prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo 2023, em Barcelona. Foi também galardoado com as distinções de Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços pelos Prémios Construir 2022.
Até ao momento, o Mercado do Bolhão recebeu 54 eventos, entre os quais se destacam, no eixo da alimentação, o “Melting Gastronomy Summit”, o “Chef à moda do Bolhão” e o “Festival da Cultura das Fermentações”. Somam-se outros, em âmbitos distintos, como o “Portugal Fashion”, o “TEDxPorto” e o “Pop-up Embassy”. Até ao final de 2023, encontram-se já previstos mais de 100 eventos organizados pelo próprio Mercado e mais de 300 eventos de organização externa (cedência/aluguer de espaço).
Prevê-se ainda o aumento da promoção de eventos em estreita sinergia com os vários pelouros do Município, procurando enriquecer a oferta de ações aos munícipes e abranger todos os tipos de públicos, desde crianças e jovens adultos às famílias e aos mais seniores.
Ainda no mês de abril reforça-se a aposta numa programação regular de eventos de gastronomia, arte, animação e educação de públicos.
Recentes
No próximo dia 27 de março, pelas 11 horas, o Mercado do Bolhão recebe um programa de showcooking, em parceria com a “Tonton Cake”.O objetivo é dar a conhecer duas receitas tradicionais francesas, a quiche de alho francês e a tartelete de framboesas frescas.Para o showcooking, o chef Rodrigo Soares irá selecionar produtos frescos das […]
No dia 18 de março, pelas 11 horas, o Mercado do Bolhão vai receber um programa de showcooking e degustação de chocolate artesanal, em parceria com a “Pedaços de Cacau”. Durante a sessão, os participantes vão poder ver como se confecionam os bombons artesanais, podendo no fim provar os diferentes chocolates. A iniciativa é aberta […]
Nos dias 10 a 24 março, o Bolhão recebe “Imagens Conservadas”, uma exposição de fotografia que procura enaltecer a indústria de conservas de peixe, assumindo uma abordagem criativa de imagens do mar… ao prato.A exposição resulta de um concurso que contou com mais de 170 fotografias nacionais e internacionais e é promovida pela Associação Nacional […]
Artigos relacionados
O Bolhão preparou uma linha de packaging com a marca do mercado histórico do Porto para que as suas compras sejam ainda mais autênticas. Faça as suas compras junto dos nossos comerciantes e leve tudo acondicionado em material made in Bolhão.
Com dois meses da sua “nova” vida, o mercado histórico do Porto já atingiu o marco de mais de 1 milhão de visitas. A afluência diária é superior aos 20 mil visitantes nos dias úteis e de quase 30 mil visitantes aos sábados. Os números superaram as expectativas e a adesão dos portuenses e visitantes ao local emblemático da cidade é o melhor testemunho do sucesso do Mercado do Bolhão.
Bolhão celebra o primeiro mês desde a sua reabertura e já a ultrapassar a barreira das 600 mil visitas.