O Mercado do Bolhão é palco para a poesia no Porto e acolhe uma iniciativa literária inovadora. O espaço histórico no coração da cidade acolhe, todos os meses, um encontro literário, do género tertúlia. O objetivo é dar voz aos autores que permanecem à margem dos circuitos tradicionais de divulgação literária. São as Bozes Boadoras do Bolhão.
A iniciativa é promovida por Teresa Almeida Pinto, doutoranda em “Educação para Adultos” e autora de cerca de uma centena de obras (incluindo artigos e manuais) e pelo gestor e poeta Pedro Freitas Santos, autor do livro “Raízes”, e inspira-se nos valores culturais do Mercado do Bolhão.
“Bozes Boadoras no Bolhão” (BBB), assim se chama o projeto mensal que acolhe autores de poesia pouco conhecidos do público, mas com muita obra para mostrar. Podem ser escritores com livros publicados em edições limitadas, ou cuja obra circule em antologias coletivas, plataformas digitais e similares.
As sessões do BBB acontecem no segundo sábado de cada mês, até ao final de 2025. Podem participar poetas de qualquer nacionalidade, desde que os poemas sejam apresentados em língua portuguesa, ou em versão bilingue. Todas as variantes do português dos países lusófonos são bem-vindas, para reforçar a diversidade e a riqueza da língua.
O Mercado do Bolhão, que no Dia Mundial da Poesia acolheu o evento “Poesia Rouba no Peso”, dinamizado pelas Bibliotecas do Porto, continua a apoiar a promoção da cultura no Porto, agora, com o Bozes Boadoras.
Convite à Participação
A participação é gratuita através de bozesboadoras@gmail.com.
O tema é livre, mas textos que abordem a cidade do Porto terão prioridade. Os poemas podem ser inéditos ou já publicados.
A seleção será feita pela Coordenação do Projeto, priorizando poemas que unam acessibilidade e qualidade literária.
O BBB procura poemas vivos e envolventes, equilibrando conceito, imagem e sonoridade.
A iniciativa propõe-se a dar espaço à pluralidade de vozes e estilos, evitando o hermetismo excessivo e promovendo uma experiência poética rica e cativante.
Venha fazer parte deste movimento e ajudar a escrever uma nova página na literatura contemporânea!
Para enviar a sua obra ou obter mais informações, contacte:
Email: bozesboadoras@gmail.com
Whatsapp: 923 344 071