O momento era aguardado desde o anúncio oficial do Guia Michelin, feito no final de fevereiro, durante a gala que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O Culto ao Bacalhau, localizado no Mercado do Bolhão, foi oficialmente distinguido como restaurante recomendado, passando a integrar o restrito grupo de espaços reconhecidos por este prestigiado guia internacional.
A aguardada placa metálica vermelha com letras brancas, símbolo icónico da distinção Michelin, foi entregue esta quarta-feira, 14 de maio, por Nuno Videira, responsável da Coca-Cola para a Focal Area Porto, empresa patrocinadora oficial do Guia Michelin.
“É uma distinção muito importante. Este é um galardão muito ambicionado por qualquer restaurante”, destacou.
No caso do Culto ao Bacalhau, a distinção como restaurante recomendado, “é um grande prestígio para o Mercado do Bolhão, acima de tudo. Este é um restaurante que traz uma notoriedade enorme. É, também, muito marcante para a cidade do Porto”, sublinhou, ainda, Nuno Videira.
No restaurante, a ansiedade deu lugar ao orgulho. Marcos Mimoso, diretor da marca dos restaurantes Culto, considera a distinção “um marco, fruto de um trabalho árduo que fizemos de divulgação da gastronomia portuguesa no seu melhor”.
Receber a placa, “é uma emoção enorme. Depois de termos sido reconhecidos contávamos os dias… pensávamos: nunca mais chega [a placa] … nunca mais chega… E, agora, tê-la em mãos é, sem dúvida, muito prestigioso. É uma nova etapa em que a exigência aumenta. Já era alta, mas vai ser cada vez mais, porque vamos ter mais olhos em cima de nós. Isso requerer, da nossa parte, um maior profissionalismo do que aquele que mostrámos até agora”, sublinhou Marcos Mimoso.
No coração do Porto, e tal à semelhança do Mercado do Bolhão, o restaurante Culto ao Bacalhau aposta na tradição, num local cheio de história e património arquitetónico. Por isso, “o próximo objetivo é continuar a fazer as coisas bem feitas”, remata Marcos Mimoso.
Num gesto simbólico, além da clássica placa de distinção do Guia Michelin, foi entregue uma aguarela que retrata o restaurante.
O Mercado do Bolhão ganha mais um motivo para uma visita, num cardápio de restaurantes que integra, também, o Herdade 1980, o Peixe no Mercado, a Casa Vegetariana, e os históricos Café D. Gina, O Pintainho 36, e Nelson dos Leitões - Original da Bairrada.