Skip to Main Content
Não há frescos como os do Bolhão. Visite as nossas bancas e lojas e leve para casa os melhores produtos desta estação! Não há frescos como os do Bolhão. Visite as nossas bancas e lojas e leve para casa os melhores produtos desta estação! Não há frescos como os do Bolhão. Visite as nossas bancas e lojas e leve para casa os melhores produtos desta estação! Não há frescos como os do Bolhão. Visite as nossas bancas e lojas e leve para casa os melhores produtos desta estação! Não há frescos como os do Bolhão. Visite as nossas bancas e lojas e leve para casa os melhores produtos desta estação!
Como chegar
Aberto
Mercado
Seg-Sex: 08h - 20h
Sáb: 08h - 18h
Dom: Encerrado
Restauração
Seg-Sáb: 08h - 00h
Dom: Encerrado
  • Mercado
    • Bancas
    • Lojas
    • Restaurantes
    • Explorar o Mercado
  • História
  • Frescas
    • Notícias
    • Agenda
    • Receitas
    • Galeria
    • Espreite as Frescas
  • Abanca-te
    • Concursos Públicos
    • Espaços temporários
  • Merchandising
  • Visitas
    • Visitas Guiadas
    • Visitas Técnicas
  • Contactos
  • PT
  • EN
Mercado

Apresentada a Marca Bolhão

15 de jul. de 2022
Apresentação marca Bohão

Quem o conhece, reconhece. Está lá o traçado, muitos dos azulejos originais, os florões e dentilhões recuperados, a escadaria, as ruas e toda a fachada original. Depois das obras de reabilitação, e a 62 dias da abertura, ao Mercado do Bolhão faltam apenas pequenos pormenores. E faltam também os cheiros, as cores, os sons. E as pessoas. A 15 de setembro, o sino volta a tocar as batidas do coração da cidade. Para sempre.

No dia em que o Município apresentou a nova marca do centenário espaço de venda e encontro, uma campanha afetiva, criada pelo Studio Eduardo Aires, que valoriza a memória do Bolhão e reafirma o garante da identidade deste símbolo da cidade, o presidente da Câmara do Porto não deixou de “agradecer a confiança dos vendedores, que tinham todas as razões para estarem desconfiados, porque durante anos foram feitas promessas que falharam”.

Para Rui Moreira o “projeto de reabilitação notável”, da autoria de Nuno Valentim Lopes, é também “um ato de grande generosidade” do arquiteto na procura pelo exigente equilíbrio entre a preservação do património material e imaterial intrínseco ao Bolhão.

Depois de 953 reuniões com os comerciantes e 225 visitas à obra, decorrem agora pequenas correções na sequência das vistorias realizadas e é dado tempo para que todos ajustem as bancas e lojas conforme as preferências. Ao Mercado do Bolhão voltam 62 comerciantes (mais 29 novos) e 27 inquilinos históricos (e 12 estreantes), para um total de 81 bancas, 38 lojas e dez restaurantes que assumem o compromisso de comprar os produtos nas bancas do mercado.

A reorganização do espaço é simples: o mercado de frescos é no piso térreo, os restaurantes são no piso superior e as lojas ficam voltadas para o exterior. A obra, assumida pela empresa municipal GO Porto, apresenta um edifício mais transparente e reforça a sua interligação com a cidade com a criação de uma praça na entrada da Rua Formosa onde vai ser possível fazer eventos, de uma ponte que liga diretamente as ruas Alexandre Braga e Sá da Bandeira, “uma nova rua da cidade”, e ainda de uma entrada direta a partir da estação de metro.

“O mercado, parecendo o mesmo, tem coisas diferentes”, afirmou Rui Moreira, referindo-se, entre outras valências, à instalação de elevadores ou à maior capacidade logística conseguida com a criação de uma cave para descargas. Desta forma, “não vamos ter à volta do mercado as carrinhas a descarregar”.

A marca Bolhão

A marca Bolhão, sob o mote “É para sempre”, resulta de uma estratégia que se começou a desenhar em 2018, aquando da abertura do Mercado Temporário do Bolhão. Com a articulação de elementos reconhecíveis da identidade visual do Porto, pretendeu-se consolidar a dimensão municipal do mercado, a sua centralidade e importância, integrando-o na linguagem global da cidade, comunicando Bolhão e Porto como complementares e indissociáveis.

Uma filiação de ordem tipográfica, cromática e compositiva, que fez igualmente uso da malha quadrangular evocativa do azulejo, já utilizada para assinalar o percurso entre o edifício original e o temporário, assim como nas imagens dos comerciantes que revestem o espaço que, há quatro anos, recebe o Bolhão.

Neste “monumento feito de pessoas, de sons, de cheiros, de tradição”, como referiu o presidente da Câmara, há ainda uma fachada que volta ao que era, à cor da primeira hora, ao tom do “granito portuense quando está exposto ao sol”.

Lembrando como a cronologia do mercado se fez também de incertezas, se seria concessionado, privatizado ou mesmo se ali nasceria um centro comercial, Rui Moreira assegurou que será a Câmara a fazer a gestão do espaço. “Não vamos entregar o mercado a ninguém”, garante o presidente, afirmando que “a cidade decidiu que o Bolhão era seu”. E é para sempre.

Partilhar

Recentes

AnimaçãoMercadoProgramação
15 de set. de 2025
Aniversário da reabertura juntou mais de 60 mil pessoas no Bolhão em dois dias

O terceiro aniversário da reabertura do Bolhão levou milhares de pessoas ao histórico mercado da cidade ao longo do fim de semana. A programação de dois dias motivou a visita de 24.966 pessoas na sexta-feira, já no sábado o espaço recebeu 35.989 visitantes. O momento alto da festa decorreu ao som da banda “Deixem o […]

Read more about Aniversário da reabertura juntou mais de 60 mil pessoas no Bolhão em dois dias
Concursos
11 de set. de 2025
Mercado do Bolhão abre concurso público para restaurante de Tapas e Petiscos

A GO Porto, enquanto entidade gestora do Mercado do Bolhão, publicou, no dia 10 de setembro, o edital do concurso público para a atribuição de um contrato de utilização de um espaço de restaurante, destinado à categoria de Tapas e Petiscos. O restaurante a concurso está localizado na Galeria do Mercado, do lado da Rua de Sá da Bandeira, […]

Read more about Mercado do Bolhão abre concurso público para restaurante de Tapas e Petiscos
AnimaçãoMercadoProgramação
11 de set. de 2025
Três anos de Bolhão: 17 milhões de visitantes e 80% de bancas de produtos alimentares

O Mercado do Bolhão assinala o terceiro aniversário da sua reabertura com uma campanha que homenageia saberes e sabores, relembra as tradições dos mercados de frescos e celebra as experiências vividas no espaço, onde permanecem quase 70% dos comerciantes históricos. No terrado, o coração do Bolhão, estão abertas 76 das 79 bancas existentes, das quais 53 são […]

Read more about Três anos de Bolhão: 17 milhões de visitantes e 80% de bancas de produtos alimentares

Artigos relacionados

Aniversário da reabertura juntou mais de 60 mil pessoas no Bolhão em dois dias
AnimaçãoMercadoProgramação
15 de set. de 2025
Aniversário da reabertura juntou mais de 60 mil pessoas no Bolhão em dois dias

O terceiro aniversário da reabertura do Bolhão levou milhares de pessoas ao histórico mercado da cidade ao longo do fim de semana. A programação de dois dias motivou a visita de 24.966 pessoas na sexta-feira, já no sábado o espaço recebeu 35.989 visitantes. O momento alto da festa decorreu ao som da banda “Deixem o […]

Read more about Aniversário da reabertura juntou mais de 60 mil pessoas no Bolhão em dois dias
Três anos de Bolhão: 17 milhões de visitantes e 80% de bancas de produtos alimentares
AnimaçãoMercadoProgramação
11 de set. de 2025
Três anos de Bolhão: 17 milhões de visitantes e 80% de bancas de produtos alimentares

O Mercado do Bolhão assinala o terceiro aniversário da sua reabertura com uma campanha que homenageia saberes e sabores, relembra as tradições dos mercados de frescos e celebra as experiências vividas no espaço, onde permanecem quase 70% dos comerciantes históricos. No terrado, o coração do Bolhão, estão abertas 76 das 79 bancas existentes, das quais 53 são […]

Read more about Três anos de Bolhão: 17 milhões de visitantes e 80% de bancas de produtos alimentares
Bolhão mantém cerca de 70% dos comerciantes históricos
Mercado
28 de ago. de 2025
Bolhão mantém cerca de 70% dos comerciantes históricos

Desde a reabertura do Bolhão, em setembro de 2022, após as obras de restauro e modernização, cerca de 70% dos comerciantes históricos mantêm-se em atividade no mercado de frescos. Para a GO Porto, responsável pela gestão do equipamento municipal, “o número evidencia a continuidade de um grupo que tem marcado a identidade do espaço ao […]

Read more about Bolhão mantém cerca de 70% dos comerciantes históricos
Clique ou faça scroll para ler o próximo artigo
Apresentada a Marca Bolhão
Apresentada a Marca Bolhão7/04/2023
Click to continue reading
Mantenha-se a parNewsletter
Bolhão
Apoios
T. +351 223 326 024
Chamada para a rede fixa nacional
  • Regulamento do Mercado do Bolhão
  • Normas de Funcionamento
  • Política de Privacidade
  • Lista de categorias
  • Política de Cookies
  • Livro de Reclamações
  • FAQ’s
Copyright 2025 © Bolhão