De 24 a 28 de setembro, o Mercado do Bolhão acolherá o workshop “Tudo se Transforma”, promovido pelo gabinete de arquitetura hori-zonte, em coorganização com a FAUP – Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e a Antiga Casa Pompeu.
A iniciativa desafia arquitetos e estudantes de arquitetura a refletirem sobre o desperdício, o ciclo de vida dos materiais e a sustentabilidade urbana, através da criação de uma instalação artística efémera produzida exclusivamente com materiais reciclados.
O workshop combina a fase de conceção do projeto com a construção prática no próprio Bolhão, proporcionando uma experiência imersiva que alia design, inovação e colaboração.
Mais do que uma experiência criativa, “Tudo se Transforma” assume também um papel pedagógico, sensibilizando a população para a problemática dos resíduos e demonstrando como elementos descartados podem ser reaproveitados e transformados em arte e arquitetura.
Como resultado desta parceria, a partir do dia 29 de setembro a exposição estará aberta ao público no Mercado do Bolhão. A instalação final é composta por duas peças: uma pérgola suspensa na entrada da Rua Formosa e, também, por fardos de papel localizados junto às escadarias das ruas de Sá da Bandeira e Alexandre Braga, no piso 0.