Neste mês de maio, o Mercado do Bolhão volta a apresentar uma agenda de eventos pensada para todos os públicos, mantendo-se a cadência dos eventos do “Dias da Saúde no Bolhão”, mas também dinamizando atividades no âmbito da celebração do Dia da Marinha, além de manter a aposta em eventos na vertente cultural e do entretenimento.
No âmbito do programa “Dias da Saúde no Bolhão”, apresentado em abril, o Mercado retoma a sua sinergia com o pelouro da Educação da Câmara do Porto, com o projeto “De manhã começa o dia”.
A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de instruir alunos do 1.º ciclo da rede pública do Porto sobre hábitos alimentares saudáveis, ensinando-os a preparar opções ricas e nutritivas para o pequeno-almoço.
No dia 10 de maio realizou-se a primeira sessão do projeto e, até ao final do mês, estão já confirmadas sessões com quatro escolas diferentes, nos dias 16, 17, 24 e 31 de maio.
Ainda enquadradas no programa “Dias da Saúde no Bolhão” retomam algumas das rubricas apresentadas no mês passado, como é o caso do “Bolhão + Saudável” e “NABo – Nutrição e Alimentação é no Bolhão” o projeto criado em sinergia com o Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara do Porto.
O “NABo para o almoço”, regressa no dia 19 de maio para uma segunda conversa sobre a temática “A sustentabilidade também se serve à mesa”, às 12 horas, na Banca Histórica. No mesmo dia, decorre, no Auditório, um workshop NABo sobre “Escolhas Alimentares: Já leste um rótulo hoje?”.
No dia 26 maio, o “Bolhão + Saudável”, a iniciativa dinamizada com a Faculdade de Ciências da Nutrição do Universidade do Porto destaca como produto do mês as ervas aromáticas e as especiarias, num showcooking de confeção de receitas sem adição de sal.
Já no final do mês, a 29, chega ao Bolhão o “NABo para o Mercado”, uma sessão de pequena duração que pretende capacitar os vendedores das bancas do Mercado para o tema “Roda dos Alimentos: Um Guia para a Alimentação Saudável.”
Dia da Marinha
Da parceria entre o Mercado e a Marinha Portuguesa surgem algumas atividades a serem dinamizadas entre os dias 13 e 20 de maio, no âmbito das celebrações do Dia da Marinha na cidade (20 de maio). O programa tem como objetivo aproximar a Marinha da comunidade, destacando aqueles que desenvolvem as suas atividades económicas e lúdicas no mar.
Nos dias 13 e 18, pelas 11 horas, e no dia 20, pelas 11h30, a Banca Histórica é o lugar escolhido para uma demonstração de finger food e águas aromáticas, bem como uma exposição de elementos de Arte Cisória. A 13 de maio, pelas 11h30, haverá, na Praça Formosa, uma exposição de veículos não tripulados.
Nos dias 18 e 19, às 10h30, ocorre uma atuação do Ensemble Dixieland, na Praça Formosa. Ainda no dia 19, haverá uma demonstração de Nós e Apitos.
Eventos culturais e outras surpresas
O Mercado do Bolhão continua, também, a receber eventos vocacionados para o entretenimento. De 20 a 27 de maio, recebe a exposição de Pintura e Escultura do designer e artista plástico Paulo Ramunni, intitulada “Still Life”.
No dia 26, o Mercado é o lugar escolhido para uma atuação de fado, no âmbito do projeto "Há fado na freguesia", apoiado pela União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, que desde setembro do ano passado percorre as 6 freguesias com atuações gratuitas de fado.
A 27, pelas 15 horas, chega ao Mercado a oficina “Urban Sketching – Rabiscar o Porto”, desenvolvida pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto, com o objetivo de reunir pessoas interessadas em ilustrar in situ locais da cidade do Porto.