Foi a segunda ação integrada no "Global Kitchen in Porto". Desta vez, contou com as presenças da chef Aurora Goy, como anfitriã do Porto, que recebeu a chef Lucía Freitas, de Santiago de Compostela. Os sabores gastronómicos da Galiza foram cozinhados e degustados em pleno Mercado do Bolhão.
A viagem de Aurora Goy e Lucía Freitas começou, no entanto, na Estação de S. Bento. Aí puderam apreciar a beleza arquitetónica e de azulejaria, que revestem toda a entrada do icónico edifício, seguindo depois para a Sé, onde se situa o marco jacobeu, representante do percurso até Santiago de Compostela e que nos liga ao país vizinho.
As duas chefs dirigiram-se depois para o Mercado do Bolhão, percorrendo as ruas da cidade, numa conversa amena e cheia de cumplicidade, partilhando as suas experiências e o caminho que as levou à procura dos melhores sabores no mercado de frescos.
Já em pleno Bolhão, percorrendo as bancas, selecionaram os legumes e os peixes que utilizaram, ali mesmo, na confeção dos pratos, acompanhadas pelo olhar atento da vereadora do Turismo e da Internacionalização. Responsável pela implementação do Global Kitchen in Porto, Catarina Santos Cunha manifestou-se satisfeita com "o dinamismo e relevância do projeto para a aproximação do Porto ao mundo e o nosso posicionamento como destino gastronómico".
"Para além disso, neste caso, sendo a chef convidada da Galiza, esta parceria torna-se muito especial, já que são vários os aspetos culturais que unem as duas cidades, para além da gastronomia, como, por exemplo, o Caminho de Santiago", prosseguiu.
Bacalhau foi rei
O programa começou no Auditório Bolhão, com uma apresentação do projeto "Amas da Terra". Lucía Freitas partilhou com o público a sua história, revelando a proximidade às mulheres produtoras da Galiza – agricultoras, mariscadoras, viticultoras e, de forma emotiva, demonstrou a ligação à terra, à origem e à produção artesanal como base de sucesso para o estrelado restaurante "A Tafona", ao qual se dedica desde 2009.
Já na Cozinha Bolhão – Meireles foi confecionado e servido ao público um prato para degustação dos sabores galegos, com os produtos frescos do mercado, em que a estrela foi um dos ingredientes mais típicos de Portugal - o bacalhau.
De abril a novembro, o Global Kitchen in Porto propõe uma viagem pela cultura culinária dos cinco continentes, com uma dezena de chefs de referência em todo o mundo, sempre com o apoio de chefs locais. Juntos vão partilhar o fogão, a mesa e a cidade. O público é também convidado a participar em conversas, showcookings e degustação de menus exclusivos, servidos de forma gratuita e limitada.
Promovido pela Câmara do Porto, através do Pelouro do Turismo e Internacionalização, a iniciativa pretende reforçar a cidade como um destino enogastronómico privilegiado, criando um verdadeiro intercâmbio de experiências e sinergias entre chefs, mas também com o público, entre locais e turistas.
O próximo evento tem já data marcada: dia 13 de julho, contando com a participação do prestigiado chef Juan Luis Martinez, do conceituado restaurante “Mérito”, de Lima (Perú), e da chef portuense Rita Magro, distinguida com o prémio Jovem Chef, na Gala Michelin 2024.
À semelhança dos anteriores, este será um evento aberto ao público, com oportunidade de interagir com os chefs e disfrutar dos momentos que serão proporcionados.
Toda a informação sobre o projeto Global Kitchen in Porto está disponível aqui e nas redes sociais do visitporto.