No próximo sábado, 13 de julho, a cozinha do Mercado do Bolhão volta a receber mais uma sessão do “Global Ktichen in Porto”. À chef portuguesa Rita Magro junta-se o latino-americano Juan Luis Martínez, que promete trazer para cima da mesa as melhores combinações da culinária do Peru – a sua terra natal – e da Venezuela.
Em conjunto, os dois chefs vão cumprir o desafio de cozinhar apenas com ingredientes presentes nas bancas do Mercado do Bolhão. Sob esta premissa, vão iniciar o evento, pelas 13 horas, com o workshop "Tiraditos e Ceviche", seguindo-se uma degustação para o público, pelas 14h15.
Depois da cozinha do Bolhão ter sido inundada por sabores vietnamitas e galegos, chegou a vez do chef Juan Luis Martínez dar a conhecer a gastronomia latino-americana, sendo que um dos seus pontos fortes passa por saber combinar da melhor formas as tradições culinárias da Venezuela e do Peru.
Foi assim que o chef convidado desta sessão conquistou um lugar no contexto gastronómico latino-americano, sobretudo depois de ter estudado nas melhores escolas da região. Chegou a Lima para trabalhar com Virgilio Martínez no "Central", tornando-se chef do conceituado restaurante. Atualmente, dirige o "Mérito", um dos melhores estabelecimentos da capital peruana.
Chef portuguesa conquistou "Young Chef Award"
Quem o recebe é a chef portuguesa Rita Magro, que iniciou o seu percurso profissional há cerca de oito anos, mas já conta com muitas referências. A sua experiência inclui locais conceituados como o Vila Vita Parc, Antiqvvm, e Blind, restaurante onde é, atualmente, chef de cozinha, tendo oportunidade de trabalhar com o experiente chef Vítor Matos. Esta jornada resultou, recentemente, na atribuição do título "Young Chef Award" pelo guia Michelin 2024.
O "Global Kitchen in Porto" estreou-se a 13 de abril na cozinha do Bolhão, na qual o chef vietnamita Luke Nguyen, com o apoio do chef Rui Martins, confecionou uma iguaria do seu país – o banh xeo.
O evento seguinte ocorreu no dia 1 de junho. A chef Aurora Goy recebeu a chef Lucía Freitas na Estação de S. Bento, seguindo viagem até ao Mercado do Bolhão, onde mergulharam na gastronomia da Galiza.
Além da sessão do próximo sábado, o evento gastronómico ainda vai decorrer em mais dois fins-de-semana nos meses de setembro e novembro. Entre a partilha de experiências e vivências novas, o objetivo é juntar o máximo de pessoas na cozinha do Bolhão. A entrada é gratuita e as degustações também.