
O Mercado à mesa
No “À Bolhão Prato”, cada sabor conta uma história — e cada ingrediente tem rosto e lugar no Mercado. Nesta primeira edição, as entradas, o prato principal, a sobremesa e os vinhos são uma verdadeira homenagem à tradição, com a mestria de quem conhece o Bolhão como ninguém.
Uma experiência gastronómica à Bolhão
Os restaurantes Culto ao Bacalhau e Café D. Gina compõem o menu, com as entradas e a sobremesa, respetivamente. O prato principal está a cargo da Chef convidada para esta primeira edição, Mirna Gomes. Tudo acompanhado por vinhos de excelência, da Graínha: Bolhão de Rosa Gonçalves.
A inspiração é da Chef Mirna, os produtos, frescos e autênticos, são dos nossos comerciantes.
Entre bancas e aromas, nomes como Aninhas de Gondomar, Emília Hortaliceira, Maria do Álvaro, Massas e Temperos do Bolhão, Talho do Bolhão, Talho do Toninho e Tradição Produtos a Granel dão corpo e sabor ao prato principal desta noite.
Culto ao Bacalhau
Entradas
A cozinha do Culto ao Bacalhau celebra a tradição portuguesa através de uma proposta que valoriza o bacalhau em todas as suas formas — das partes mais nobres às mais singulares — e se apoia em quatro pilares: Portugalidade, território, produto e cultura. Com o fumo como assinatura e parcerias com produtores de excelência como Casa de Santo Amaro, Luísa Pato e Salmarim, o restaurante oferece uma experiência gastronómica autêntica, acompanhada por uma seleção exclusiva de vinhos de Culto, convidando cada visitante a uma verdadeira viagem de sabores e memórias.
Graínha: Bolhão de Rosa Gonçalves
Vinhos
Nascida na Rua Fernandes Tomás, Rosa Gonçalves cresceu com o Mercado do Bolhão como vizinho e parte da sua vida. A sua ligação vem da mãe, Alice da Costa, que durante 40 anos vendeu quinquilharias no mercado. Em 2018, Rosa criou o espaço Grainha: Bolhão, dando continuidade ao negócio familiar e inaugurando uma nova fase dedicada ao vinho do Porto e de mesa. Orgulhosa da sua herança, Rosa sonha que o Bolhão continue a ser o seu lar profissional — e o das próximas gerações da família.
Aninhas de Gondomar
Salsa e Coentros
Conhecida por todos como Aninhas de Gondomar, Ana Cardoso é uma figura emblemática do Mercado do Bolhão, onde trabalha há quase 50 anos. Desde os 10 anos que vem de Gondomar, primeiro acompanhando o pai e vendendo legumes à porta do mercado, até conquistar a sua própria banca quase duas décadas depois. Hoje, continua a vender com orgulho os legumes frescos cultivados em Gondomar, mantendo viva a tradição e a autenticidade que sempre caracterizaram o Bolhão.
Emília Hortaliceira
Cenoura, batata, chuchu, couve coração
Um Restaurante familiar que nasceu em 1993 pela mão da Virginia, uma jovem de Vieira do Minho com o sonho de ter o seu próprio negócio. Tendo já passando por vários espaços do Mercado do Bolhão ao longos dos anos, é hoje um restaurante histórico dedicado à gastronomia tradicional portuguesa, sempre acompanhado de um sorriso e boa disposição.
Maria do Álvaro
Cebola, alho, tomate chucha, pimenta dedo de moça (malagueta), pimentão verde, cheiro verde (coentro e cebolinha)
Natural de Baião, D. Maria do Álvaro cresceu entre a terra e o trabalho agrícola, até que a vida a trouxe para o Mercado do Bolhão, onde está há quase 50 anos. Começou por ajudar os pais nas entregas de produtos frescos e, mais tarde, assumiu a banca onde trabalhava, dedicada à venda de hortaliças, batatas e cebolas. Hoje, o negócio mantém-se familiar, em nome do filho Paulo Ferreira, com D. Maria e a nora a dar continuidade a uma história de dedicação e tradição que atravessa gerações no Bolhão.
Massas e Temperos do Bolhão
Colorau (ou urucum em óleo), cominho moído, pimenta-do-reino, loura, sal, vinagre de vinho branco
A Massas e Temperos do Bolhão é uma empresa familiar fundada por Rita e Filipa, que nasceu com o propósito de trazer um conceito inovador ao Mercado do Bolhão. Inaugurada a 15 de setembro de 2022, dia da reabertura do mercado, a banca destaca-se pelas cores e aromas das suas massas, molhos, temperos e especiarias vindos dos quatro cantos do mundo, sempre vendidos a granel. Valoriza produtores nacionais e internacionais, com destaque para o sal português e as massas artesanais produzidas diariamente em vários sabores. A oferta inclui ainda uma cuidada seleção de molhos picantes, incluindo uma edição especial inspirada no Porto e no próprio mercado, que reflete a identidade e a alma deste espaço histórico.
Talho do Bolhão
Mão de vaca
No Talho do Bolhão, a prioridade é sempre o cliente e a qualidade dos produtos. Fiel à tradição do mercado onde se insere, este talho oferece carnes selecionadas com rigor, provenientes das melhores raças nacionais e com uma ampla variedade de cortes premium maturados. Um espaço onde a excelência e o atendimento personalizado se juntam para garantir a melhor experiência a quem visita o Mercado do Bolhão.
Talho do Toninho
Chambaril (ossobuco com osso)
António Moreira, ou simplesmente Sr. Toninho, é a 4.ª geração de uma família com profundas raízes no Mercado do Bolhão. A tradição começou com a bisavó, vendedora de hortaliças, e foi passando de geração em geração até chegar ao pai de Toninho, que trabalhava num talho e lhe transmitiu o gosto pelo ofício. Desde 2001, Toninho assumiu o negócio familiar das Carnes e Aves, hoje gerido pelo seu filho Ricardo Moreira, mantendo viva uma herança de trabalho, dedicação e amor pelo Bolhão.
Tradição - Produtos a Granel
Azeite
Laura Brandão dá continuidade ao legado da sua sogra, D. Rosinha, que começou no Mercado do Bolhão ainda jovem, primeiro a fazer entregas e depois como vendedora numa banca de plantas, antes de abrir o seu próprio negócio — hoje dedicado às azeitonas. Durante anos, D. Rosinha trabalhou sozinha, com o apoio ocasional do filho Moisés Monteiro, até que, durante a renovação do mercado, Laura passou a dedicar-se a tempo inteiro à banca. Com a reabertura do Bolhão, sogra e nora mantêm-se lado a lado, unidas num negócio de família que cresceu com o próprio mercado.
Café D. Gina
Sobremesa
Um Restaurante familiar que nasceu em 1993 pela mão da Virginia, uma jovem de Vieira do Minho com o sonho de ter o seu próprio negócio. Tendo já passando por vários espaços do Mercado do Bolhão ao longos dos anos, é hoje um restaurante histórico dedicado à gastronomia tradicional portuguesa, sempre acompanhado de um sorriso e boa disposição.














