
O Mercado à mesa
No “À Bolhão Prato”, cada sabor conta uma história — e cada ingrediente tem rosto e lugar no Mercado. Nesta primeira edição, as entradas, o prato principal, a sobremesa e os vinhos são uma verdadeira homenagem à tradição, com a mestria de quem conhece o Bolhão como ninguém.
Uma experiência gastronómica à Bolhão
Os restaurantes Casa Vegetariana e O Pintaínho 36 compõem o menu, com as entradas e a sobremesa, respetivamente. O prato principal está a cargo da Chef convidada para esta edição, a cozinheira Filó. Tudo acompanhado por vinhos de excelência, da Bolhão Wine House, de Hugo Silva.
A inspiração é da Chef Mirna, os produtos, frescos e autênticos, são dos nossos comerciantes.
Entre bancas e aromas, nomes como Aninhas de Gondomar, Cores e Sabores do Bolhão, Emília Hortaliceira, Ervanário Naturabolhão, Maria do Álvaro, Os Legumes da Russa, e Talho do Toninho dão corpo e sabor ao prato principal desta noite.
Casa Vegetariana
Entradas
Uma cozinha vegetariana de gosto fácil, onde a magia da brasa desperta sabores novos e memórias antigas, criando um porto seguro para os clássicos e uma aventura para os mais ousados. Frutas, legumes, cogumelos, aromáticos, azeites, especiarias e queijos chegam diretamente dos vendedores e produtores do Bolhão, numa relação de proximidade que se reflete na qualidade excecional de tudo o que dali sai. Revisitando as raízes de um Porto com um passado vegetariano vibrante, a Casa Vegetariana reinventa essa herança — e cada visitante ajuda a mantê-la viva no futuro.
Bolhão Wine House, de Hugo Silva
Vinhos
A Bolhão Wine House é um espaço despretensioso no coração do mercado, dedicado à degustação e venda de vinhos DOC e Porto, bem como de conservas, permitindo harmonizações no local e oferecendo uma experiência autêntica e descontraída a quem o visita.
Aninhas de Gondomar
Feijão catarino
Conhecida por todos como Aninhas de Gondomar, Ana Cardoso é uma figura emblemática do Mercado do Bolhão, onde trabalha há quase 50 anos. Desde os 10 anos que vem de Gondomar, primeiro acompanhando o pai e vendendo legumes à porta do mercado, até conquistar a sua própria banca quase duas décadas depois. Hoje, continua a vender com orgulho os legumes frescos cultivados em Gondomar, mantendo viva a tradição e a autenticidade que sempre caracterizaram o Bolhão.
Emília Hortaliceira
Quiabo, mandioca, beringela, batata doce
Um Restaurante familiar que nasceu em 1993 pela mão da Virginia, uma jovem de Vieira do Minho com o sonho de ter o seu próprio negócio. Tendo já passando por vários espaços do Mercado do Bolhão ao longos dos anos, é hoje um restaurante histórico dedicado à gastronomia tradicional portuguesa, sempre acompanhado de um sorriso e boa disposição.
Maria do Álvaro
Tomate madurinho, abóbora, louro
Natural de Baião, D. Maria do Álvaro cresceu entre a terra e o trabalho agrícola, até que a vida a trouxe para o Mercado do Bolhão, onde está há quase 50 anos. Começou por ajudar os pais nas entregas de produtos frescos e, mais tarde, assumiu a banca onde trabalhava, dedicada à venda de hortaliças, batatas e cebolas. Hoje, o negócio mantém-se familiar, em nome do filho Paulo Ferreira, com D. Maria e a nora a dar continuidade a uma história de dedicação e tradição que atravessa gerações no Bolhão.
Os Legumes da Russa
Espinafres, salsa, cebola da Póvoa, alho, malagueta
Cecília Barbosa, hoje com 60 anos, assumiu há 25 anos a banca que antes fora da irmã — primeiro funcionária da histórica Lindinha, depois proprietária. Já a ajudava aos sábados e, quando a irmã deixou o mercado, Cecília tomou as rédeas do negócio, passando a estar no Bolhão toda a semana. Desde então, tornou-se referência pelos legumes que comercializa e não esconde a felicidade de ter trocado o mundo da confeção por este mercado, onde espera permanecer por muitos e bons anos.
Cores e Sabores do Bolhão
Azeite
A história desta banca no Bolhão recua 50 anos, quando a avó Lídia iniciou o negócio numa padaria do Mercado, antes de abrir uma loja de flores que viria a passar para a filha Natalina, a qual, pouco depois, se dedicou à venda de azeitonas e frutos secos. Essa tradição familiar mantém-se até hoje, com a banca reconhecida exatamente por esses produtos. Atualmente, Pedro Ferreira — neto de Lídia e filho de Natalina — assume o negócio que considera parte da sua própria história, pois foi no Bolhão, a sua “segunda casa”, que cresceu e onde agora se dedica a dar continuidade à herança da família.
Talho do Toninho
Chambaril (ossobuco com osso)
António Moreira, ou simplesmente Sr. Toninho, é a 4.ª geração de uma família com profundas raízes no Mercado do Bolhão. A tradição começou com a bisavó, vendedora de hortaliças, e foi passando de geração em geração até chegar ao pai de Toninho, que trabalhava num talho e lhe transmitiu o gosto pelo ofício. Desde 2001, Toninho assumiu o negócio familiar das Carnes e Aves, hoje gerido pelo seu filho Ricardo Moreira, mantendo viva uma herança de trabalho, dedicação e amor pelo Bolhão.
Ervanário Naturabolhão
Farinha de milho
O Ervanário do Bolhão nasceu em 1961 pelas mãos de Augusto Coutinho, então Presidente do Centro Vegetariano do Porto e profundo conhecedor da alimentação e medicina naturais, cujo contributo valeu reconhecimento da Câmara Municipal. Há 40 anos, o negócio passou para o seu filho, também Augusto, que o levou avante com a esposa e a filha, Maria João Coutinho. Já formada na área, Maria João continua hoje a dar vida ao espaço, mantendo um atendimento personalizado e fiel ao lema do seu avô: “viver em equilíbrio, mente sã, corpo são”.
O Pintaínho 36
Sobremesa
Desde 1987 no Bolhão, o Pintainho 36 mantém viva a tradição da cozinha portuguesa, oferecendo comida caseira num ambiente familiar que há décadas conquista quem procura uma refeição autêntica no coração do mercado.














