O Mercado do Bolhão lança a iniciativa “De manhã começa o dia”, um projeto dedicado à promoção da alimentação saudável junto do público escolar. A iniciativa serve também de mote para os mais novos estrearem a Cozinha do Mercado, com um pequeno-almoço especial. A 18 e 19 de outubro, no rescaldo do Dia Mundial da Alimentação, arranca o projeto que desafiará crianças do 1º ciclo do Ensino Básico a saber mais sobre uma alimentação saudável e, simultaneamente, conhecer o leque de oferta do mercado de frescos de referência da cidade.
A atividade irá desenvolver-se ao longo de 12 sessões de cerca de 1 hora, com início às 9:30, nos meses de outubro e novembro, e chegará a cerca de 180 crianças. Cada atividade terá André Cabrita como chef residente responsável por trocar por miúdos a adoção de uma alimentação saudável na refeição conhecida como a mais importante do dia. A partir de uma receita, todos terão oportunidade de pôr a mão na massa, depois de escolherem os melhores produtos das bancas do Bolhão.
Na primeira sessão, a 18 de outubro, pelas 9:30, alunos da Escola Básica da Fontinha juntam-se a André Cabrita. Neste dia, o Bolhão convocou também uma participação especial do chef João Cura (restaurante Almeja). A receita a pôr em prática será a de bolachas de aveia, cenoura e maçã.
O objetivo deste projeto, criado pela empresa Municipal GO Porto, passa por consciencializar os mais pequenos para a importância de adotarem no seu dia-a-dia refeições saudáveis que não têm de ser demoradas nem difíceis. Simultaneamente, é também uma aposta na afirmação do Bolhão enquanto mercado vivo e diverso, que se apresentará como montra ideal para as melhores escolhas.
Calendário “De manhã começa o dia”
Outubro – 18, 19, 25 e 26
Novembro – 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 29
Sobre a Cozinha Bolhão – Meireles
O Bolhão restaurado e modernizado conta agora com um novo espaço totalmente equipado para acolher showcookings e workshops ligados ao mundo da alimentação. Instalada no patamar intermédio da escadaria central, em resultado da parceria estabelecida com a empresa Meireles, será o epicentro de eventos gastronómicos e harmonizações.
Este espaço será ocupado pela agenda de eventos promovida pelo próprio Mercado e encontra-se também disponível para alugueres temporários, com vista à realização de iniciativas condizentes com a estratégia de dinamização do Bolhão.