A missão está (quase) cumprida. O Mercado do Bolhão recebe amanhã a última edição da iniciativa, que se propôs a sensibilizar os mais novos para a importância da alimentação saudável e de um pequeno-almoço nutritivo.
Desde outubro que percorrer os corredores do mercado de frescos para encontrar os melhores ingredientes se tornou um ritual para as crianças da cidade do Porto. Acompanhadas por André Cabrita, chef residente da atividade, os mais pequenos tiveram em mãos um objetivo claro: visitarem as bancas do mercado, arrecadarem os produtos necessários para, depois, confecionarem o seu pequeno-almoço simples, fácil e saudável, na cozinha do Bolhão.
Ao longo das 12 sessões da atividade, cada uma com cerca de 1 hora de duração, os participantes puseram as mãos na massa e tiveram, ainda, a oportunidade de participar em brincadeiras e em jogos que colocaram à prova os seus conhecimentos sobre o tema da alimentação saudável.
No fim das manhãs, saciados por bolachas de aveia, cenoura e maçã e por um sumo de frutas, as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico regressaram às suas escolas, com os hábitos saudáveis frescos na memória e com a lembrança do Bolhão enquanto mercado de frescos de eleição da cidade.
Este projeto, criado pela empresa municipal GO Porto, permitiu ao Mercado do Bolhão contribuir para a consciencialização do público escolar para a importância das refeições saudáveis no dia-a-dia, mas também afirmar-se enquanto mercado envolvido com a comunidade e ativo na dinamização de atividades de promoção do bem-estar e da saúde. Ao todo, estiveram presentes 159 alunos, em representação de 7 escolas da cidade.