O evento, que mostra a ação da União Europeia para regiões de toda a Europa, aliar-se-á às regiões parceiras e aos projetos financiados pela EU para criar um diálogo com os cidadãos e para sensibilizá-los para os projetos financiados que lhe são próximos.
Depois da Madeira, o Norte é a segunda região portuguesa a participar na iniciativa “A Europa na minha região”. Para inaugurar a ação e sob o mote “O sabor é o Nosso Norte”, organização conjunta da região Norte e da Direção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, o Mercado do Bolhão recebeu hoje o Chef Rui Paula, que fez uma pequena mostra da gastronomia da região, criando dois pratos com produtos regionais das bancas do mercado.
Durante o próximo mês, o Mercado do Bolhão e a Conserveira Pinhais, em Matosinhos, dois locais emblemáticos para os nortenhos e que contaram com o apoio de fundos europeus para a sua renovação, irão acolher uma série de atividades dirigidas, na sua maioria, às famílias e às crianças, que visam celebrar as tradições e a cultura da região.
A iniciativa e o seu programa, em decurso até ao dia 10 de dezembro, incluem a participação na atividade do mercado “De manhã começa o dia” nos dias 15, 16, 22, 23 e 29 de novembro e pretendem reforçar o papel dos fundos europeus no crescimento e na coesão nacional e destacam o Mercado do Bolhão como um exemplo da boa aplicação dos fundos comunitários, também na promoção dos produtos locais e da gastronomia regional.